Para Quem Usa Bots e Serviços de Upvotes: Quais São Seus Favoritos e Por Quê?

10 comments

aiyumi
52
5 months agoBusy6 min read

Desde que cheguei no Steemit, vejo vários argumentos tanto a favor quanto contra o uso de bots de upvotes. Tem bastante gente que exagera nos bots e acaba fazendo um monte de posts nada a ver ficarem na página "Trending", mas também tem quem utiliza bots com equilíbrio e bom senso como uma forma de dar um pouco de visibilidade aos seus posts já que os bots dão resultados melhores do que a página "promoted". Considerei os dois lados e por um bom tempo fiquei pensando se usaria bots ou não. No fim das contas, minha conclusão é que não vejo problema em ficar nesta segunda categoria, e quem sabe também ganhar alguns centavinhos extras se a situação permitir.

robot-1530759_1280.png

Fonte da imagem: Pixabay

Ouvi dizer que bots já foram muito lucrativos no passado, mas que também podem dar prejuízo, principalmente agora com os preços do SBD e do STEEM despencando. Se o objetivo for apenas de pagar para divulgar posts e não para ganhar, talvez a parte de lucro ou prejuízo não importe tanto. Mas para mim importa, já que eu não tenho muito SBD para sair gastando. Então, não quis arriscar nos bid bots e resolvi usar serviços que se propõem a dar retorno positivo. Os únicos dois serviços que escolhi a dedo e experimentei até agora foram:

Qustodian

O @qustodian é um bot apenas para os membros do @qurator. Atualmente, ele dá um upvote valendo pelo menos 235% da quantia que você mandar, ou se você mandar SBD demais para o valor do upvote dele, ele dá o upvote no valor máximo que conseguir no momento e devolve a diferença. Por exemplo, eu mandei $0.5 SBD, e como ele só podia garantir um voto máximo de $1.08 no momento, ele me devolveu $0.049 e considerou o valor que eu mandei como $0.451 (235% de 0.451 dá 1.059, então ele deu até um pouco mais que 235%. Na verdade, nesse caso foi em torno de 240%).

Para usar o serviço, desde que você seja membro do @qurator, é só enviar SBD para @qustodian com o link do post no memo. Não tem valor mínimo, mas o upvote máximo do Qustodian no momento está em torno de $1.28, então nem adianta mandar muito mais que $0.5 SBD (outros podem achar pouco, mas para mim está ótimo, porque eu não mandaria muito além disso mesmo...).

Também é possível deixar SBD depositado para ele ir votando automaticamente nos posts que você publicar, para você não precisar ficar enviando o SBD com o link do post toda vez. Para depositar, é só mandar SBD para @qustodian com a palavra "credit" (sem as aspas) no memo.

Se houver qualquer problema como posts muito antigos ou impossibilidade de votar, ele devolve o SBD. Cada usuário só pode receber um voto a cada 24 horas. O bot não deixa comentários nos posts.

Quem tiver SP sobrando, pode delegar SP e receber pagamentos por ajudar a aumentar o poder de voto do bot (investimento mínimo de 50 SP). Para quem não tiver condições de delegar, eles introduziram a opção de "delegação por upvotes", como anunciado neste post (em Inglês). Basicamente, o Qustodian mantém uma lista de quem vota nos posts de relatórios diários dele, e quem acumular o equivalente a pelo menos 50 SP com o valor dos upvotes, começa a receber pagamentos como se tivesse delegado SP. Para nós que temos upvotes minúsculos vai demorar uma eternidade, mas de qualquer forma é uma opção.

O Qustodian é um bot exclusivo para membros da comunidade do @qurator. Se ainda não for membro e estiver interessado em fazer parte, confira as regras (em Inglês) aqui.

Thundercurator

O @thundercurator recebe pagamentos de 0.12 SBD (ou 0.121 se não quiser que ele deixe um comentário no post) e dá um upvote de duas a três vezes o valor. Ele não é um bot! É um serviço de curadoria que verifica cada post manualmente para ver se não é plágio ou spam e se as fontes das imagens estão devidamente citadas. Como é tudo manual, o upvote pode demorar para chegar. Eles dão um prazo de 72 horas, mas a quantidade de posts para eles verificarem está grande ultimamente, então pode demorar mais (da vez que eu usei demorou uns 5 dias). Se não conseguirem votar o post a tempo e o post expirar, eles devolvem o SBD.

Para usar o serviço:

  • Primeiro precisa seguir a conta @thundercurator.
  • Enviar $0.120 SBD (ou $0.121 se não quiser que ele deixe comentário quando votar no post) e a URL do post no memo. Atenção! Não adianta mandar mais que 0.121 SBD, porque ele considera como doação e não devolve a diferença.

Fazer o descrito acima te coloca no nível Bronze e garante upvotes de 200% de $0.120 SBD (que dá $0.240 SBD). Se, além disso, você configurar sua conta do Steemit para votar nos posts do @thundercurator automaticamente pela fanbase do Steemauto com um voto de $0.02 (ou peso de 100% se seu voto ainda não valer $0.02), você passa para o nível Silver (Prata) e terá o direito de receber upvotes de 250% de $0.120 SBD (que dá $0.300). E se além dessas duas coisas você delegar 50 SP, você chega no nível Gold (Ouro) e estará apto a receber upvotes de 300% do valor de $0.120 SBD (que dá $0.360 SBD).

E quem tiver SP sobrando, também pode delegar para receber pagamentos semanais.


Os dois acima foram os únicos que eu experimentei, e por enquanto meus favoritos já que cumpriram bem o que se propuseram. Gostei bastante dos dois e pretendo usar mais vezes.

Um outro serviço que ainda não usei mas estou acompanhando com interesse é o @tipU, que:

  • dá upvotes valendo de 150% a 300% do valor enviado (também com aquele esquema de devolver o "excesso" se o valor for muito alto para ele e não der para garantir os 150%) O valor mínimo para enviar é $0.5 SBD.
  • Possibilita deixar SBD depositado para ir usando quando necessário, parecido com o que o Qustodian faz (se bem que foi o tipU que fez isso primeiro :P ).
  • Sorteia cotas da @steembasicincome entre todos que usarem o serviço de upvotes no dia.
  • Tem função de usar parte do valor depositado para dar "gorjetas" para outros usuários sem precisar ficar abrindo a wallet e fazendo transferências. Parece útil naquelas situações em que você quer dar uma forcinha para alguém mas o seu voting power está muito baixo, ou o valor do seu voto é muito baixo.
  • Possibilidade de usar o crédito para o tipU votar em posts e comentários de outras pessoas (também para quando você quer apoiar alguém mas o valor do seu voto é muito baixo).
  • Tem opções de investimento delegando SP, ou quem não tem condições de delegar SP pode investir STEEM e SBD.

O serviço parece ser bem interessante. Vou continuar acompanhando.


E aí voltamos ao título do post. Para quem usa bots e serviços de upvotes: quais são seus favoritos e por quê? Estou curiosa para saber de outros serviços, vantagens e desvantagens, experiências etc..

Comments

Sort byBest